Vamos deixar seu
veículo ainda mais seguro!
*Todos os campos obrigatórios

Manutenção da blindagem: quando realizar?

Veículos blindados exigem uma série de cuidados importantes para garantir por muito mais tempo a eficiência e a qualidade da blindagem

O sonho de ter um carro blindado vem se tornando realidade para milhares de pessoas no Brasil. Hoje, são quase 200 mil veículos blindados em circulação nas ruas e rodovias de todo o país. Com a instalação da blindagem, portas, vidros e toda a carroceria passam por uma verdadeira transformação, que elimina pontos vulneráveis e previne condutores e passageiros de possíveis disparos.

Ainda que inúmeros testes sejam realizados durante todo o processo de blindagem, as manutenções periódicas são indispensáveis não só para a conservação do veículo, mas também obrigatórias para manter a validade da garantia. O recomendado é que as revisões aconteçam uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro, devendo ser realizadas somente em empresas autorizadas pelo Exército.

Pneus, freios e o conjunto de suspensão são peças que, apesar de não fazerem parte do processo de blindagem, passam a exigir maiores cuidados após a instalação. Isto acontece porque o carro tende a ficar mais pesado, o que naturalmente aumenta o desgaste desses componentes. Por isso, o ideal é que o proprietário procure a concessionária ou mecânica de sua preferência para garantir o bom funcionamento desses itens.

Na hora da manutenção, o motorista deve ficar atento também a outros pontos importantes, como o nivelamento e forração das portas e a lubrificação do mecanismo de abertura e fechamento dos vidros. Outro item que merece atenção do dono do blindado são as molas traseiras, que são trocadas durante o processo de blindagem para que haja uma maior estabilidade do veículo. Além disso, os amortecedores precisam ser verificados e substituídos regularmente. 

Cuidados com os vidros

Com o aumento na espessura, os vidros também ganham um peso extra após a blindagem. Por isso, durante o processo são adicionados amortecedores a gás ao motor responsável pela abertura dos vidros em mais de 90% dos veículos, para que possam funcionar normalmente mesmo com o peso. Durante a revisão da blindagem, esse item também é verificado. Além disso, as portas do veículo nunca devem ser fechadas com os vidros abertos, para que não haja o risco de se quebrarem com a força do impacto.

A higienização dos vidros também merece atenção, já que o uso de materiais abrasivos pode causar riscos de delaminação em sua parte interna. Para evitar que isto ocorra, os vidros só podem ser limpos com um pano macio, úmido e detergente neutro, de forma delicada.

A qualquer sinal de delaminação do vidro, o carro deve ser levado imediatamente para a assistência técnica, para que seja realizada a vistoria. Vidros delaminados diminuem a eficiência da proteção do blindado.

Assistência Técnica da Avallon

Com o intuito de garantir a segurança e a qualidade do seu blindado, a Avallon possui duas unidades para Assistência Técnica, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com profissionais especializados e mão de obra qualificada.

A empresa conta ainda com um plano de revisões periódicas, que garantem por muito mais tempo a conservação da sua blindagem, independentemente da marca e modelo do automóvel.

Só com a Avallon você conta com:

officerMais de 15 anos
de experiência
qualityQualidade nos
mínimos detalhes
securitySegurança
Máxima
serviceExcelência no
Atendimento